NÚCLEO AVALCOMÁTICO CULTURAL

07/07/2013 21:13

NÚCLEO AVALCOMÁTICO CULTURAL

              Consiste em um projeto sociolibertário cultural, lançado pelos AVALCOMÁTICOS LIBERTÁRIOS MOTO CLUBE DO BRASIL, e desenvolvido dentro da SEDE do clube, desde 04 de março de 2013,  tendo como público alvo crianças e adolescentes da comunidade com aulas gratuítas de prática de instrumentos musicais, artes marciais, desenho, teatro, dança entre outros cursos.  O projeto objetiva o direito inalienável dos povos ao patrimônio cultural da humanidade, a democratização dos saberes, das culturas, da comunicação e das tecnologias, valorizando os bens comuns com a finalidade de dar visibilidade aos saberes subjugados, e pelo fim do conhecimento privado e hegemônico, e por mudanças fundamentais do sistema de direitos de propriedade intelectual.

                Seguindo as idéias da pedagogia libertária, que é aplicada durante as aulas, proporciona a transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário.

 
              As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. São um instrumento a mais, porque o que realmente é importante para a pedagogia libertária é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo. O método de ensino, portanto, dá-se na vivência grupal, é na forma de autogestão que os alunos buscarão encontrar as bases mais satisfatórias de sua própria aprendizagem, sem qualquer forma de poder. Trata-se de colocar nas mãos do aluno tudo que for possível. Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não, ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do grupo.

               

 

 

               A pedagogia libertária considera desde o início a ineficácia e a nocividade de todos os métodos à base de obrigações e ameaças. Nesse sentido, o professor deve se por a serviço do aluno sem impor suas concepções e idéias, sem fazer do aluno um "objeto", ele deve se misturar ao grupo para uma reflexão em comum.

              Toda essa liberdade de decisão tem um sentido bem claro. Se um aluno resolve não participar, o faz porque não se sente integrado, mas o grupo tem responsabilidade sobre esse fato e tem que colocar a questão em discussão.

                           A pedagogia libertária abrange quase todas as tendência anti-autoritárias em educação, dentre elas a anarquista, a psicanalista, a dos sociólogos e também a dos professores progressistas.

                           "A idéia é ensinar a pensar e não a obedecer"


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!